| 
                            
                                | Posted: Mar. 26 2010,12:34 | If you wrote this report, you will find a button here that you may click in order to make changes in the report.
   |  
| Postal address of organization/institution
 | Rua Bernardo Guimarães, 3101 - sala 206 - Bairro Barro Preto
 Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil - CEP: 30.140-083
 |  
| E-mail address of organization/institution
 | cei@ecologiaintegral.org.br
 |  
| Website address of organization/institution
 | www.ecologiaintegral.org.br
 |  
| Telephone of organization/institution
 | 55-31-3275-3602
 |  
| PRIORITIES: All of the organization's domains of culture of peace activity
 | EDUCATION FOR PEACE
 SUSTAINABLE DEVELOPMENT
 DEMOCRATIC PARTICIPATION
 FREE FLOW OF INFORMATION
 
 |  
| TOP PRIORITY: The organization's most important culture of peace activity
 | SUSTAINABLE DEVELOPMENT
 |  
| PARTNERSHIPS AND NETWORKS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?
 | 1) Associação Universidade da Paz de Minas Gerais - Unipaz-MG
 2) Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte - FacisaBH
 3) Gráfica e Editora O Lutador
 4) Rede Mineira de Educação Ambiental - RMEA
 5) Fórum Municipal Lixo e Cidadania
 6) Grupo de apoio à construção da Agenda 21 de Belo Horizonte
 7) Comissão Organizadora Estadual da Conferência Nacional de Meio Ambiente promovida pelo governo federal em parceria com o governo estadual e a sociedade civil
 8) Comissão Organizadora da Conferência Infanto-juvenil de Meio Ambiente promovida pelo governo  federal -  Ministério da Educação em parceria com as escolas e a sociedade civil
 |  
| ACTIONS: What activities have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the ten years of the Decade?  If you already made a report in 2005, your information from 2005 will be included in the 2010 report.
 | 1) Elaboração e publicação da REVISTA ECOLOGIA INTEGRAL, desde 2001. São 38 edições impressas até dezembro/2009. A partir da edição 39, a ser publicada no primeiro semestre de 2010, a Revista Ecologia Integral passará a ser disponibilizada no site do CEI (www.ecologiaintegral.org.br). A tiragem de cada edição impressa foi, em média, de dois mil exemplares sendo metade destinada à distribuição gratuita para escolas públicas, associações e bibliotecas comunitárias, rádios comunitárias, de várias regiões do Brasil. O total de Revistas impressas é de aproximadamente 80.000 (oitenta mil) exemplares.
 2) Realização do curso: "Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade", como pós-graduação lato sensu, em parceria com uma Faculdade local. O curso foi iniciado em 2006 e três turmas já concluiram o curso. A próxima turma (turma 4) deverá se iniciar no segundo semestre de 2010. Aproximadamente 60 (sessenta) pessoas já concluiram o curso que tem uma abordagem fundamentada na visão holística e transdisciplinar e na Ecologia Integral que busca resgatar a interconexão e a interligação entre as dimensões pessoal, social e ambiental da ecologia e da paz.
 3) Realização de diversas atividades como seminários, cursos, oficinas e palestras nas áreas de ecologia integral, educação ambiental, educação para a paz, comunicação interpessoal, consumo consciente, Agenda 21 e sustentabilidade socioambiental.
 4) Organização e coordenação de grupos de estudos sobre sonhos, meditação, ecologia do ambiente e passeios ecológicos de integração com a natureza.
 5) Apoio a grupos e movimentos que atuam pela paz e pela ecologia tais como: Sociedade Vegetariana Brasileira de Belo Horizonte; Movimento Nossa BH - grupo de trabalho de sustentabilidade; Grupo Zinnia - apoio a pessoas com diagnóstico de câncer. O apoio do CEI se dá por meio de cessão de salas para reunião e divulgação das atividades.
 6) Apoio, desde 2008, à Associação Universidade da Paz de Minas Gerais - Unipaz-MG por meio de cessão de sala para a secretaria, divulgação de suas atividades, participação na direção da entidade e planejamento e realização de suas atividades.
 7) Realização de curso de Ecologia Integral e educação ambiental para beneficiários de penas alternativas de crimes ambientais em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais. Duas turmas participaram do curso em 2008 e 2009, totalizando 40 (quarenta) pessoas.
 8) Realização de oficina sobre o tema "Consumo consciente" para 1.730 (hum mil setecentos e trinta) jovens do Programa Poupança Jovem do Governo do Estado de Minas Gerais.
 9) Apoio, de 2003 a 2009, no planejamento e realização da I, II e III Conferência Nacional de Meio Ambiente promovida pelo governo federal em parceria com o governo estadual e a sociedade civil.
 10) Apoio, de 2003 a 2009, no planejamento e realização da I, II e III Conferência Infanto-juvenil de Meio Ambiente promovida pelo governo federal em parceria com o governo estadual, a sociedade civil e as escolas.
 11) Participação ativa em congressos, seminários e outros eventos com palestras, oficinas, cursos e estandes com exposição de nossas atividades onde são realizadas atividades de educação ambiental.
 12) Realização de seminário, palestras e oficinas sobre o tema "A arte de viver em Paz", que apresenta uma metodologia de educação para a paz criada pelo Dr. Pierre Weil, da Unipaz, reconhecida como uma metodologia de educação para a paz pela Unesco. Mais de mil pessoas já passaram por esta atividade realizada pelo CEI desde 2001.
 13) Participação, em parceria com a Associação Unipaz-MG, no I e no II Festival Mundial da Paz, com realização, em 2006, de diversas atividades abertas ao público e da "Caminhada pela paz". Participaram mais de 500 (quinhentas) pessoas na Caminhada e mais de 400 (quatrocentas) pessoas nas demais atividades que contou com a colaboração de 60 voluntários.
 14) Participação, em 2009, em parceria com a Associação Unipaz-MG, do evento "Andando de bem com a vida", aberto ao público, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte/MG, onde foram oferecidas oficinas, palestras e vivências para mais de 600 (seiscentas) pessoas e 20 voluntários colaboradores.
 15) Participação, em 2005, do Projeto "Fogo da Paz", uma iniciativa do Instituto Arapoty, em parceria com a Ong France Liberté, que reuniu pessoas e instituições locais em apoio à declaração de Reserva da Biosfera para a Serra do Espinhaço, em MG, aprovada pelo Governo do Estado.
 16) Participação, desde 2005, no Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que é um fórum que congrega associações de catadores de materiais recicláveis, governo municipal e outras entidades da sociedade civil.
 17) Apoio, desde 2009, à Associação de catadores de materiais recicláveis ASSOCIRECICLE. O apoio se dá na organização de coleta seletiva em condomínio residencial e no recolhimento dos materiais deste condomínio.
 18) Participação, em 2004 e 2005, da coordenação da Comissão Metropolitana de Segurança Alimentar e Nutricional da região metropolitana de Belo Horizonte.
 19) Atendimentos a estudantes e ao público em geral sobre temas relacionados à organização do terceiro setor, criação de associações, ecologia integral, educação ambiental, entre outros.
 |  
| PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the second half of the Decade?
 | O que se tem observado é uma difusão cada vez maior, para o público em geral, dos conceitos de Ecologia Integral e sua visão holística e transdisciplinar que busca resgatar a interconexão e a interligação entre as dimensões pessoal, social e ambiental da ecologia e da paz. A difusão destes conceitos têm sensibilizado e contribuido para a transformação de pessoas e da suas atuações em seus ambientes familiares, sociais e profissionais em direção a uma cultura de paz e à ecologia integral.
 A REVISTA ECOLOGIA INTEGRAL se tornou um instrumento de apoio pedagógico para professores de diversas disciplinas, em muitas escolas, servindo como base para a realização de projetos de Educação Ambiental e de Ecologia Integral.
 O curso de pós-graduação "Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade" promoveu a integração de alunos e professores gerando uma rede integrada e mobilizada para ações relacionadas à Ecologia Integral, educação ambiental, Agenda 21 e sustentabilidade socioambiental.
 As palestras, cursos e oficinas sobre "consumo consciente" têm promovido a sensibiização de inúmeras pessoas no que diz respeito à mudanças de hábitos de consumo e a sua interrelação com a sustentabilidade socioambiental.
 O seminário "A arte de viver em paz" tem sensibilizado as pessoas para uma visão integrada e ampliada da paz e da ecologia, fortalecendo e favorecendo a construção de uma cultura de paz.
 |  
| OBSTACLES: Has your organization faced any obstacles to implementing the culture of peace and nonviolence?  If so, what were they?
 | O maior obstáculo que observamos é a limitação no que diz respeito à nossa estrutura para gerenciar e atender a uma demanda crescente pelas nossas atividades, principalmente aquelas prestadas de forma voluntária e gratuita.
 |  
| PLANS: What new engagements are planned by your organization in the short, medium and long term to promote a culture of peace and nonviolence?
 | Dar continuidade às atuais atividades, fortalecendo e ampliando a difusão dos conceitos de Ecologia Integral, cultura de paz, consumo consciente, sustentabilidade socioambiental, numa visão holística e transdisciplinar.
 Implantação e disponibilização gratuita da versão digital da Revista Ecologia Integral no site do CEI, ampliando o seu alcance e a sua utilização por um público cada vez maior.
 Realizar modificações no site para propiciar uma maior comunicação e interação no que diz respeito à temática da paz, da Ecologia Integral, do consumo consciente e da sustenbilidade socioambiental.
 |  
| GLOBAL MOVEMENT: How do you think the culture of peace and nonviolence could be strengthened and supported at the world level??
 | Formar uma teia mundial de pessoas e organizações comprometidas com a paz e a sustentabilidade socioambiental.
 Estimular e promover atividades educativas, formais e informais, para sensibilizar um número cada vez maior de pessoas na temática da paz e da sustentabilidade socioambiental.
 Estimular e apoiar a participação da sociedade civil nas ações dos governos locais, regionais e nacionais em busca de uma maior sustentabilidade socioambiental para todos.
 Apoiar novos canais de comunicação com o público em geral, em jornais, rádios, TVs e outros que ofereçam uma visão de mundo menos consumista e mais comprometida com a paz e a sustentabilidade da vida.
 |  
           | Back to top | 
 |  |